Persistir é acreditar na força da Vida

“Todo o segredo dos grandes corações está nesta palavra: perseverar….

Sucesso, todos almejamos conquistar. Para chegar lá não há formulas apropriadas visto que cada ser humano carrega em si sua singularidade e faz parte da missão de cada um encontrar seu caminho. No entanto, posso afirmar que há características que são determinantes e que fazem parte do enredo dos vários exemplos de sucesso que se tornam referências em nossas vidas.

Dentre as qualidades que se destaca entre os profissionais empreendedores, uma certamente é citada com freqüência e é fundamental na trajetória de todo ser humano: persistência. Eu acredito que a persistência é vital para enfrentar as adversidades e criar soluções para concretizarmos os compromissos firmados com nossas metas.

A persistência engrandece nossa força, amplia nossa fé, aflora a criatividade para reinventar a roda e redesenhar o movimento quando é preciso mudar. Sim, ser persistente não significa que mudanças não acontecerão. Ser persistente é está aberto sim para tentar novos formatos para alcançar o que desejamos. É não perder o foco, não se desviar, é manter-se compromissado com seus propósitos.

É ter coragem para levantar com positividade. É abrir espaço para o aprendizado, é olhar novos horizontes e saber que temos uma imensa capacidade criativa que dá luz as oportunidades para desenvolvermos a potencialidade de realizar nossos sonhos. É compreender que tudo tem um ciclo -nascimento, morte, renascimento – e que esse processo é evolutivo.

Muitas vezes é difícil, mas necessário, deixar morrer para permitir o renascer com outra forma. Isso não quer dizer desistir, é apostar e investir na melhoria contínua e entender o caminho como um trilho com muitas estações. Cada uma é como um degrau, é mais um passo para completar a viagem. Em cada estação do trilho nossa bagagem experiência é enriquecida com conhecimento e trocas.

Persistir é trabalhar e muito. E como é maravilhosa a sensação de colher o fruto e reconhecer a grandeza da semente e do cultivo que a fez progredir e chegar a esse estágio de colheita com possibilidade de multiplicar os resultados. O fruto representa a persistência. É também símbolo de renovação por gerar novas sementes para semear a terra. A conquista nos faz lembrar as pessoas que contribuíram para manter acesa em nós o fogo da persistência. Aqueles que com um olhar, um abraço, uma frase e tantas outras maneiras nos fez sair das cinzas para as labaredas: vamos, levanta, você consegue!

Persistir é acreditar em você. É atuar com amor, planejar e manter a disciplina. Muitos enxergam a disciplina como uma carga pesada, mas ela é imprescindível e pode ser praticada com equilíbrio sim. Ela não precisa ser sinônimo de tortura, pelo contrário, a disciplina nos dá  consciência da liberdade e potencial que possuímos para direcionar nossas energias. Para muitos a escolha mais fácil é a desistência . É pena. Ainda não descobriram que o difícil tem uma alma bela, forte e transformadora. E que persistir é uma atitude valiosa que enaltece o sagrado da Vida.

Para encerrar, o complemento da frase que iniciou o texto:

… A constância diz que espécie de homem há dentro de nós, qual é a nossa personalidade, a dimensão da nossa coragem. Os constantes são os sublimes. Quem é apenas bravo tem só um assomo, quem é apenas valente tem só um temperamento, quem é apenas corajoso tem só uma virtude;
o tenaz, porém, tem a grandeza”
. Victor Hugo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: