Nós somos desenhados para nos conectar!

INTELIGÊNCIA SOCIAL

 

A descoberta mais fundamental desta nova ciência: Nós somos desenhados para nos conectar. O renomado autor de Inteligência Emocional, Daniel Goleman, surge com mais um trabalho de repercussão mundial. Nele, Goleman defende um novo modelo de inteligência baseado no emergente campo da neurociência social. Afirmando que a nossa interação social é capaz de moldar tanto nosso comportamento como o funcionamento do nosso organismo, o autor apresenta o conceito de Inteligência Social. Mostrando o poder da interação social na influência do humor e da química cerebral, o autor examina o quanto uma ofensa ou uma experiência social desagradável podem ser prejudiciais, e revela os efeitos positivos de substâncias neuroquímicas que são liberadas em situações que envolvem amor e cuidados.

Uma nova perspectiva sobre nossas relações sociais, mostrando que nossas mentes estão conectadas por valores como altruísmo, compaixão, preocupação e compreensão, e desenvolvemos a inteligência social para estimular essas “habilidades” em nós mesmos e nos outros. Mesmo nossos mais rotineiros encontros, são reguladores no cérebro, iniciando emoções em nós, algumas agradáveis. Outras não. Quanto mais conectados emocionalmente estivermos com alguém, maior será a força mútua. As trocas mais poderosas ocorrem com aquelas pessoas com quem gastamos a maior quantidade de tempo dia sim, dia não, particularmente aquelas que mais queremos bem. Durante esses links neurais, nossos cérebros embarcam numa “dança emocional”, uma dança de sentimentos. Nossas interações sociais operam como moduladores, alguma coisa como um termostato interpessoal que continuamente reconfigura aspectos-chave de nossas funções cerebrais ao passo que elas orquestram nossas emoções. Os sentimentos resultantes têm conseqüências de longo alcance, penetram sorrateiramente através de nossos corpos, enviando cascatas de hormônios que regulam os sistemas biológicos desde nosso coração até nosso sistema imunológico.

Talvez ainda mais impressionante, a ciência agora rastreia conexões entre os mais estressantes relacionamentos e a operação principal de genes específicos que regulam o sistema imunológico. Em uma extensão surpreendente, então, segundo Goleman, nossos relacionamentos moldam não apenas nossa experiência, mas nossa biologia. O link cérebro-a-cérebro permite nossos relacionamentos mais poderosos nos modelar de maneiras tão benignas e profundas quanto os genes são (ou não são) ativados nas células-t (nossos soldados do sistema defensivo na constante batalha contra bactérias e vírus invasores). Isto representa uma espada de dois gumes: relacionamentos agradáveis têm um impacto benéfico sobre nossa saúde, enquanto aqueles tóxicos podem agir como pequenas doses de veneno que em longo prazo acarretam prejuízos.

Desta forma, não perca tempo, comece agora a construir relacionamentos, interaja, participe, opine, conviva, faça parte, pratique networking com sua alma e seu corpo, e não esqueça do órgão principal, seu cérebro, pois ele é a residência de sua tão valiosa inteligência social.

Fátyma de Moraes, Certificada em Neuro-Coaching, pelo NeuroBusiness Group®, Leadership Coaching , Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, a única no Brasil a ter certificação internacional e permissão para utilização das ferramentas desenvolvidas pelos mais conceituados instituto de Coaching no mundo, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o International Coaching Council (ICC). Coaching à Distância ou Presencial! Esteja você onde estiver o Coaching pode ser feito por internet, por telefone ou presencialmente!

A beleza do Coaching está, também, na facilidade com que pode ser oferecido! As sessões de Coaching duram cerca de uma hora. O acompanhamento prolonga-se por algumas sessões, dependendo de cada situação. Essa necessidade é avaliada na primeira sessão e confirmada ao longo do acompanhamento.

Anúncios

One response to this post.

  1. DANIEL GOLEMAN É SEM DUVIDA O ESCRITOR MAIS BEM PREPARADO PRA FALAR DOS SENTIMENTOS DO SER HUMANO,COMO REAGE NOSSO CEREBRO E NOSSO CORAÇÃO
    DIANTE DOS DESAFIOS DA SOBREVIVENCIA HUMANA.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: