A Inteligência Espiritual é uma conexão holística

Leg é a raiz da palavra inteligência do verbo lego em latim. O significado é juntar, conectar, ou seja, a inteligência é a habilidade que as pessoas possuem para conectar as informações que são captadas. A inteligência tem sido tema de muitos estudos e atualmente já não se fala em apenas uma forma de inteligência, afinal, cada vez mais o potencial da mente está mostrando sua diversidade e amplitude.

Cada pessoa é única e desenvolve sua fórmula de expressão de maneira particular e isso se traduz também no campo da inteligência. O professor de Harvard, Howard Gardner, propõe a existência de múltiplas inteligências, cujas manifestações são características predominante em determinadas profissões. Por exemplo, atores, poetas, locutores e jornalistas, utilizam a inteligência lingüística ou verbal no uso dos diferentes recursos de linguagens. O professor cita outras inteligências como a interpessoal, espacial, lógica, musical, naturista e a intrapessoal. Esta última é evidente nas pessoas que desenvolvem um autoconhecimento elevado e talvez por essa capacidade tão fundamental atuem pela sua vocação, são devotas dos seus propósitos e são intuitivas. Essa certamente é uma das classificações de inteligência que colabora para uma conexão eficaz que produz resultados de alta performance.

Cada estudioso tem sua linha de pensamento, mas, esta última inteligência abordada pelo professor Gardner tem semelhanças com a chamada inteligência espiritual apresentada pela física e filósofa Danah Zohar em suas palestras e, certamente, mais aprofundada no seu livro QS Inteligência Espiritual que está esgotado nas maiores livrarias do país. Os princípios da inteligência espiritual podem ser estimulados pelo autoconhecimento e a busca da sabedoria presente na espiritualidade que habita na essência de cada ser humano.

Quando uma pessoa vive segundo seus valores, respeita as diferenças, tem sede de aprender, mantêm pensamentos e ações positivas, descobre o tesouro do questionamento, coloca seu foco no presente, sabe com clareza aonde quer chegar, vive aberta para as mudanças, compreende a importância do seu diferencial e da riqueza da diversidade, tem compaixão com o próximo, aceita os desafios e dificuldades tranformando-as em oportunidades e entende que cada um de nós faz parte de um sistema e que nossas ações têm reflexos, está de fato revelando uma inteligência natural do ser humano que faz que sua conexão interior e exterior seja sustentável e evolutiva. É essa leitura que impulsiona meu trabalho de Spiritual Coaching.

É por acreditar na potencialidade da espiritualidade como fator de transformação positiva na vida das pessoas que exerço minha atividade com extrema dedicação. Muitas pessoas ainda relacionam espiritualidade apenas à religião, tem sua sintonia já que a religião é um canal poderoso de fé e aprendizado. Porém, o que observo é que há uma distância enorme entre o que é pregado e praticado pelos próprios “fiéis” como são chamados. A raiz da palavra já diz fiel, então o convite do Spiritual Coaching é para que você seja de fato Fiel a si mesmo. A espiritualidade deve está presente em tudo porque ela faz parte de sua vida, é associação para agregar e não desagregar. Por isso o conceito holístico é tão benéfico porque mostra sua visão do quanto tudo está ligado. O mundo é conectado, nós somos pura energia e conexão.As conexões nutritivas do Coaching Feminino da Escola das Deusas e os seguintes artigos inspiraram esse texto:
http://br.hsmglobal.com/notas/56399-as-multiplas-formas-inteligência

http://mundodobem.blogspot.com/2009/06/os-doze-principios-da-inteligencia.html

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=9514

Anúncios

One response to this post.

  1. Tentamos enviar pelo OutLooK o qual estava sem endereço.Tivemos que utilizar Comentários

    Cara Publisher deste Site / Blog.

    Estamos desenvolvendo um Portal de Relacionamento com a Mulher.
    Seu nome é Ganhei da Balança. ganheidabalanca.com.br
    Durante 2 anos, através de Softwares e Ferramentas especialmente formatadas, Rastreamento dos Melhores Agregadores e Monitoramento dos Maiores Institutos de Pesquisas; buscamos o que a Mulher Brasileira mais vê na Internet.

    Nossa Mineração inclui o Número de Acessos / Comentários, Análise de Parcerias / BlogRoll e uma infinidade de Variáveis que são mastigadas e filtradas de maneira que apontem uma tendência de Navegação.
    Os resultados são entregues à Feeling Research Company, 1ª Empresa da América Latina e 4ª no Mundo a se especializar em Pesquisas de Sentimentos e Emoções relacionados ao Consumo de Produtos e Serviços.

    Após a aplicação de Pesquisas à Internautas especialmente selecionadas, a Feeling Research aponta os Sites e Blogs que deverão fazer parte de nosso Portal.
    O motivo deste Email é para comunicar que seu Site / Blog estará sendo LinKado ( não permanente, mas em rodízio com Blogs do mesmo segmento ) ao nosso Portal.
    Apesar de estarmos gerando tráfego para Você, a recíproca só será verdadeira se assim Você o desejar.
    A Seleção de seu Site / Blog deve-se ao mérito do trabalho que Você produz,e queremos ressaltar que, mesmo não nos colocando como seu Parceiro, Você continuará sendo LinKada em nosso Portal.
    Nosso Portal possui 12 Plataformas e Você estará sendo LinKada na Label Auto Conhecimento.

    Para finalizar desejamos que continues produzindo o excelente material responsável por sua Seleção e esperamos que nosso Portal contribua para que Você, cada vez mais, tenha um maior número de acessos.
    Best Regards.

    Alma de Mulher.
    publisher@ganheidabalanca.com.br

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: