Sua linguagem é uma riqueza

Em todos os momentos utilizamos recursos da linguagem para nos expressarmos, até mesmo quando estamos em silêncio. É comum observar o outro, muitas vezes, como se veste, o que fala e faz, enfim, o conjunto estético que não é dissociado do interno, é um elo e um reflexo que materializa o que somos e sentimos. Tudo é uma linguagem carregada de significado.

Um exercício inverso é muito interessante e pode ser revelador. Procure observar você e questionar o que está refletindo com sua imagem e atitudes. Pergunte a outras pessoas também. Pense em alguma situação do seu cotidiano, por mais simples que seja há nela uma importância, defina uma e procure enxergar: qual a intenção e o que você transmitiu com suas ações? Quais recursos de linguagem foram utilizados? Você foi claro (a)? Poderia ter sido mais objetiva ou criativa? O que faria diferente agora? Tente da próxima vez e surpreenda-se com o resultado.

O símbolo da Escola das Deusas representa a diversidade da beleza da essência feminina -um jardim de possibilidades criativas

Seu corpo fala e todos os sentidos são canais que conectam o processo entre emissor e receptor que faz com que as mensagens circulem. Você vê, cheira, ouve, toca, sente e forma o elo sensorial de tudo que o cerca. Reconhecer esse sistema e treinar os sentidos para perceber o tangível e intangível, o visível e invisível, as linhas e entrelinhas, é um exercício valioso que amplia nossa capacidade de aprendizado.

O diálogo interno é uma senha de acesso para o autoconhecimento, é um canal de consciência da nossa comunicação conosco, com o outro e com o mundo cósmico. O diálogo é uma ponte que nos permite identificar nossa série de linguagem que é uma composição de muitos fatores e nos ensina a enxergar com transparência as informações que nos cercam.

Nascemos para evoluir e podemos aprimorar continuamente os recursos para nos comunicarmos. A cor, o formato, o tom, os detalhes, as escolhas, tudo agrega informações na somatória de sua comunicação que é fundamental para seu sucesso. Refinar esse processo com inteligência e criatividade é potencializar seu talento e competência. Quanto mais você aciona as múltiplas linguagens do seu corpo que é “um ser multilíngüe”, mais você desenvolve elementos favoráveis a interagir com a rede de conexões presente na integração da vida.

Um mosaico de signos e símbolos está impressos nas variadas criações. A natureza é um exemplo magnífico da criação. A arte é outro representante da diversidade de linguagens. E quanta linguagem há no olhar, no sorriso, no abraço, nas palavras, nas cores, nas sensações e nas atitudes que você desenha todos os dias na história de sua vida.
Sua linguagem é uma riqueza!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: