De onde viemos? Para onde vamos? O que fizemos em Vidas Passadas?

Entrevista com Dr. Brian Weiss - Esppaço Alpha

 De onde viemos? Para onde vamos? O que fizemos em Vidas Passadas?

Tive a grande oportunidade de entrevistar Dr. Brian Weiss quando esteve no Brasil em Maio de 1999. Dr. Weiss foi responsável pela popularização da Terapia de Vidas Passadas, embora ela já fosse utilizada por alguns psicanalistas na tentativa de curar pacientes com problemas psicológicos mais graves. É médico diplomado pela Universidade de Yale, com especialização em Psiquiatria na Universidade de Columbia.

Segue transcrita a entrevista publicada por mim no Jornal Esppaço Alpha – Maio 1999: Meditando com Brian Weiss

Freud descobriu a eficácia de trazer o trauma inicial à consciência liberando-o por catarse (processo que os terapeutas chamam de ab-reação), e integrando o que sentiu e aprendeu . A terapia de regressão hipnótica, executada por um terapeuta capaz, primeiro coloca o paciente num estado hipnótico e depois dá a ele as ferramentas necessárias para trazer à luz um incidente traumático. Com freqüência, o incidente ocorreu durante a infância. Esta é uma teoria padrão da psicanálise. Outras vezes, porém, como descobri ao tratar de Catherine, o trauma inicial remota a um período bem mais distante no tempo, a vidas passadas…
Brian L. Weiss, M.D. ( trecho do livro a Cura Através da terapia de Vidas Passadas).

Caderno alpha: No livro Muitas vidas, Muitos mestres, você nos conta a história de Catherine. Fale um pouco a respeito dessa experiência.

Brian: Tratar desta paciente mudou a minha vida. Fui formado nas melhores universidades americanas, dentro de linhas psicanalíticas tradicionais. A Partir de minha experiência com Catherine, saí em busca de alternativas terapêuticas que auxiliasse meus pacientes. Por conta dessa busca, recomendo hoje, com especial entusiasmo, a prática da meditação. Conheci Catherine em 1980. Ela chegou ao meu consultório acometida de um quadro crônico que combinava ansiedade, fobia, ataques de pânico e dificuldades de relacionamento. Por dezoito meses, tratei-a utilizando os preconceitos habituais da psicoterapia. Como ela apresentou melhoras apenas modestas, decidi recorrer à hipnose. Coloquei-a em transe, e em dado momento, pedi-lhe que voltasse ao tempo em que seus sintomas começaram a se manifestar. Para meu espanto, isso a transportou a uma existência passada há quatro mil anos e para várias outras vidas, onde ocorreram os traumas que deram origem a seus problemas. Ao recordá-los, vivenciando-os, ficou curada.

Caderno alpha: No livro também é mencionado a mensagem que os mestres espirituais enviaram. De que maneira isso afetou sua vida e seu modo de pensar?

Brian: Além de suas lembranças, Catherine trouxe mensagem dos mestres, espíritos elevadíssimos cuja a sabedoria e a capacidade de amar ajudam a elevar a espiritualidade da espécie humana. Essas mensagens me tocaram intensamente, transformaram minha visão do mundo, a maneira como entendia meu trabalho, a relação com meus pacientes. Tudo, enfim. Acredito, hoje, que não somos somente humanos, nem mesmo seres humanos que, eventualmente, desfrutam de experiências espirituais, mais seres espirituais que têm experiências humanas. Possuímos diversas dimensões que podemos vivenciar e das quais podemos usufruir. Temos em nosso espírito possibilidades acima do tempo e das limitações físicas. E há muitas formas de entrarmos em contato com o Eu superior que abrigamos.

Caderno alpha
: Como é possível entrar em contato com esse Eu Superior?

Brian: Esse é um caminho no qual quanto mais avançamos , mais nos tornamos capazes de alcançar graus cada vez mais altos de espiritualidade.

Caderno alpha: Quais as técnicas às quais você recorre para esse aprimoramento?

Brian: Assim como a hipnose e outras técnicas que utilizo na terapia de regressão, a meditação desenvolve uma progressiva capacidade de concentração e focalização, abrindo as portas do subconsciente. E é através da meditação que vivenciamos uma beleza interior que nos faz repensar tudo o que nos rodeia e a nós mesmos. Que nos faz confiar na capacidade que de fato possuímos de utilizar e direcionar nossas energias para a purificação de nosso corpo e nossa mente, e para a descoberta e o desenvolvimento de nossa espiritualidade. Tudo começa fechando os olhos, relaxando os músculos, tranqüilizando a respiração. Aos poucos, a pessoa vai pedindo a sua mente que afaste o alarido de vozes que normalmente atordoam, nem que seja uma de cada vez. Uma coisa de cada vez, um problema de cada vez. Um momento todo nosso:todo Seu!!! Um momento de graça, de luz, de elevação.

Caderno alpha: Como essa prática de meditação pode nos ajudar, nos dias de hoje, haja vista que a maioria das pessoas vive com o medo presente em suas vidas?

Brian: O medo, uma doença da atualidade, é também um alarme, disparando a necessidade da pessoa mobilizar-se, proteger-se.
A prática da meditação nos ajuda a limpar a mente,que torna-se mais sensível ao que é, de fato , essencial. E seus efeitos prolongam-se para além do estado meditativo. Esse contato, a médio prazo, com nosso subconsciente, nos torna capaz de confiar na contribuição única e original que temos a dar ao mundo, e nos pressentimentos e sensações de que somos acometidos. A meditação exige prática, paciência. Mais o próprio ato de meditar gera cada vez mais paciência. Afinal, o que importa é que você está indo ao encontro da parte mais bonita, acolhedora e produtiva de você mesmo,a sua porção feita de luz.

Brian Weiss, nasceu em Nova York em 1944, é um consagrado médico e psiquiatra, M.D, formado pela Universidade de Yale, com especialização na universidade da Columbia , em Nova York. Trabalhava com psicanálise e utilizava o método de hipnose com seus clientes, quando há cerca de 15 anos, o médico que se considerava absolutamente cético- mudou o rumo do seu trabalho, quando uma paciente regrediu uma vida passada durante uma sessão de terapia, episódio que é narrado em seu primeiro livro, Muitas Vidas, Muitos Mestres. Suas pesquisas incluem reencarnação, terapia de vidas passadas, progressão a vidas futuras e sobrevivência do ser humano após a morte.
Dr. Weiss mantém uma clínica privada em Miami. Além disso, o Dr. Weiss conduz seminários nacionais e internacionais e workshops vivenciais, bem como programas de treinamento para os profissionais.

Veja aqui um vídeo sobre Dr. Brian Weiss:

É autor de vários livros, com base em sua experiência como psiquiatra e terapeuta.
Livros:
Meditando com Brian Weiss
Muitas Vidas, Muitos Mestres
Espelhos do Tempo: Exercícios de Regressão, Os
Mensagens dos Mestres
Cura Através da Terapia de Vidas Passadas,
Só o Amor e Real
A Divina Sabedoria dos Mestres, A
Editora Sextante
F: (21) 2286-9944
http://www.sextante.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: