A dor transforma perdas em oportunidades

Estresse, conflitos, desequilíbrios e dores são assuntos recorrentes na sociedade, afetando a qualidade de vida de muitas pessoas em diferentes dimensões. Perdas e dores estão presentes na jornada de todos nós. As dores representam apenas perdas?  Acredito que não e tudo vai depender das lições que filtramos de cada situação que vivenciamos. Alterar o retrato de negativo para positivo é possível.  Ao abordar a dor nesse artigo, pretendo convidar o leitor a refletir sobre a importância de dialogar com as mensagens da dor.

A dor pode ser uma excelente oportunidade de crescimento. Você pode até estranhar essa colocação, no entanto, sua percepção mudará a partir do momento que abrir seu coração para o processo de aprendizado transformador que existe em toda situação dolorosa. Tomemos como exemplo o estresse que tem prejudicado a saúde de tantas pessoas. Os sinais indicam que há um desequilíbrio e cada vez mais é preciso que o tratamento tenha uma abordagem holística, afinal, todo ser humano é um sistema integrado e não fragmentado. Se olharmos apenas a dor física sem investigar as emoções e sentimentos que estão interligados nos sintomas, a chance de eficácia do tratamento será comprometida.

O estresse provoca muitos distúrbios. Alguns chegam a enfartar, outros destroem seus relacionamentos.  Uns buscam compensações que agridem a saúde e vão enveredando por caminhos divergentes de suas essências. Presos a padrões continuam propagando rotinas que sufocam suas capacidades criativas. Na tentativa de mascarar suas dores, aumentam a distância com a sombra investindo em falsas luzes. É um exemplo simples que abre um leque de questionamentos. Ao questionar sua dor, uma pessoa que chegou a uma situação de estresse degradante é capaz de virar a página do capítulo e reescrever uma nova história.

Nosso corpo é inteligente e toda dor é uma mensagem. Muitos consideram desagradável falar da dor, lidar com ela então, um imenso tormento. Preferem afastar qualquer tipo de proximidade profunda porque temem encarar as feridas reais. Claro que dor dói e como dói. Você pode até considerar fugir dessa pauta, porém, minha experiência tem demonstrado que toda pessoa que abre espaço para conhecer as entrelinhas da dor, descobre que há um sábio livro de conhecimento a ser desvendado.

No meu trabalho de Spiritual Coaching tenho a possibilidade de orientar meus clientes a aguçar os sentidos para observar que a dor é uma alternativa de encontrar “bênçãos disfarçadas”. Acompanhar esse despertar é um laboratório espetacular no qual tenho a rica experiência de presenciar as mudanças positivas que as pessoas encontram ao reconhecer o aspecto luz da dor. É um início de um caminho de autoconhecimento com ações seqüenciais evolutivas. Nasce um estado favorável para que cada pessoa, ao aproximar-se do seu universo, melhore as conexões com o universo de suas relações.

Toda dor nos transforma. Fugir de seus ensinamentos só aumentará sua dimensão. A atitude contrária é que fará toda diferença. A proximidade verdadeira com a dor revelará a grandiosa habilidade que o ser humano tem para vencer as adversidades. É incrível observar as bênçãos na vida das pessoas que reconhecem seu poder de superação. Para muitos é uma caminhada de desaprender para reaprender, de desconstruir para reconstruir, de desatar nós e criar laços, de deixar morrer o que tem de morrer para renascer com um repertório fortalecido. É muito gratificante notar que o aprendizado da dor abre o portal do amor. Perdas se transformam em ganhos e dores em lições positivas.

Que tal exercitar um diálogo sincero com a dor? Tenha a ousadia de investigar a dor e verá que há em toda dor um propósito maior e uma soberana luz aprendiz. Tenho plena convicção de que a sombra está a serviço da luz. Lembre-se que aprender é o melhor caminho para melhorar e que a vida é mágica em nos presentear com infinitas possibilidades! A dor é passageira como a tempestade, o aprendizado é perene e abundante em oportunidades.

Fatyma Moraes – Spiritual Coaching
Fone (11) 3682-5614

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: