Cultivar relacionamentos saudáveis é um desafio

É comum no processo de Coaching identificar conflitos de relacionamentos como um dos entraves que “atrapalham” a caminhada em busca de resultados positivos. Se pensarmos que seja no aspecto pessoal ou profissional é primordial cultivar relacionamentos saudáveis, esse é um dos pontos chaves de atenção. É também um desafio e ele costuma ser motivador quando a pessoa está determinada a vencer os obstáculos e assume firmemente o propósito de alcançar o sucesso.

Por conta de padrões negativos que vão sendo repetidos continuamente, muitas vezes as pessoas deixam de enxergar outros ângulos de uma mesma situação e acabam por não vislumbrar soluções criativas para alterar o cenário. Um reposicionamento de foco que lança novos olhares aberto para mudanças costuma fazer grande diferença e promove uma reprogramação surpreendente.

Investir em relacionamentos sadios é um grande ganho porque os efeitos de uma convivência nutritiva são multiplicadores. No ambiente de trabalho, por exemplo, quando temos uma equipe afinada com os objetivos da empresa, é nítida a conexão das ações para atingir as metas e isso gera um clima propício para que os resultados sejam altamente satisfatórios para todos. Já se acontece o contrário, é também perceptível a desmotivação e a falta de compromisso.

E quando falamos de relacionamentos com o outro, é vital o autoconhecimento, afinal, tudo começa com a consciência de sua própria essência. É preciso reconhecer seu reflexo nas ações que desenvolve. O reconhecimento de suas qualidades, habilidades, do seu potencial, o acreditar em si mesmo, são peças fundamentais no tabuleiro da vida em todos os sentidos.

Quando estamos em paz com nossa consciência conseguimos dialogar com o próximo com muito mais clareza, honestidade, ética e amor. Compreendemos que relacionar-se exige flexibilidade, aceitação, criatividade, respeito e um diálogo aberto que gere entendimento mútuo e crescimento com as diferenças de cada um sendo valorizadas.

Com o tempo e a experiência nosso “feeling” nos dá sinais de quando é preciso romper, renovar ou alterar um relacionamento, sendo que, essa mudança somos nós os responsáveis por realizar. Não adianta ficar culpando o próximo ou só reclamando, é preciso ter atitude e coragem para agir e mudar quando necessário.

É muito gratificante conquistar parceiros e amigos duradouros que participam ativamente das atividades com a energia correspondente. Cultivar relacionamentos nutritivos é um desafio constante que nos permite aprender sempre e buscar o aprimoramento permanente.

Fátyma de Moraes e Alessandra Scatena - parceria de sucesso no programa da RBTV

Fátyma de Moraes e Alessandra Scatena - parceria de sucesso no programa da RBTV

Informações sobre Life, Executive e Spiritual Coaching com Fátyma de Moraes nos telefones (11) 3682-5614/3699-7284 ou e-mail: esppaco.alpha@terra.com.br. Agende uma avaliação gratuita.

Deixe um comentário